Arquivo de 7 fevereiro, 2011

Projeto com display LCD

Com o advento do Arduino, fazer sistemas caseiros de controle ficou bem mais fácil, pois a IDE desse microcontrolador traz diversas bibliotecas que precisam de pouca configuração para acessar outros hardwares.

No final de semana eu fiz um pequeno projeto onde a hora e temperatura eram apresentadas num display LCD de texto com espaço para 8 caracteres em cada uma das suas duas linhas.

Para medir a temperatura eu usei um termômetro digital da Dallas Semiconductor, o DS18B20, que tem precisão de 0.0625 grau e já vem calibrado de fábrica.

Esse termômetro é um hardware bastante interessante, pois usa um protocolo chamado 1-Wire que permite diversos aparelhos conectados num fio e pode ser alimentado de forma parasita (pelo próprio fio de comunicação). Inclusive eu testei com dois termômetros conectados no mesmo fio e ambos apresentavam sempre a mesma temperatura (com uma diferença de no máximo 0.1 grau).

Basicamente, eles funcionam com um endereçamento de 64 bits, fazendo com que não exista confusão na comunicação. Essa forma de utilização é conhecida como microlan.

Para ajustar o horário, a solução mais simples foi mandar um comando serial para o microcontrolador, já que ele está conectado à USB e não tinha botões para colocar.

Abaixo deixo um vídeo onde eu seguro o termômetro e a temperatura (que já estava alta pelo calor do verão) aumenta um pouco mais.

Esse relógio-termômetro é parte de um projeto bem maior que estou fazendo para uma matéria da faculdade. Em breve mais coisas vão aparecer aqui.